quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Dia da memória das vítimas do Holocausto

Comemora-se hoje a libertação, pelo exército vermelho, do campo de concentração e extermínio de Auschwitz.
.
A turma do 12.º C da nossa escola deu-nos a lembrar, no seu projecto “Holocausto – lembrar para nunca esquecer”, o infeliz inesquecível Holocausto, essa tamanha desmesura em desvalor, em atrocidade e trágica maldade humana, que logo suscitou desiludida estupefacção na intelectualidade ocidental, como muito bem ilustra a conhecida afirmação do filósofo alemão Theodor Adorno – «depois de Auschwitz não há mais poesia». Com a exibição de um documentário, uma exposição soberba de fotografias, de imagens animadas em computador, pequenas instalações alusivas e projecções de imagens com banda sonora, estes alunos finalistas da nossa escola mostram o profundo significado de SABER, neste caso para alimentar a mente de um trágico, mas necessário, contraponto, do qual, todavia, não nos devemos esquecer na nossa constante busca do humano. Ecce homo (eis o Homem) – capaz de tudo e... do nada.
.
Mas se formos capazes de verdadeiramente aprender com as lições da história, se aprendermos a profundamente pensar cada escarpa da condição humana, seremos capazes de, ainda assim, prosseguir… em busca de um mundo melhor.
.
Sinceramente, parabéns – aos alunos, que crescem, e aos professores, que os elevam!
.
(P.S.: Este projecto, juntamente com o não menos interessante e não só pedagógica, mas humanamente importante projecto "o holocausto na 1.ª pessoa", tiveram a atenção da comunicação social nacional, com uma reportagem na TVI24 e notícia no Portugal Diário/IOL.)

Sem comentários: