segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010


Lectio
.
.
Como iniciação ao estudo da Ética, aqui fica a sugestão de leitura do magnífico Fernando Savater, Ética para Um Jovem, trad. port. Miguel Serras Pereira (Lisboa: Dom Quixote, 13.ª ed., 2005).
.
Este filósofo contemporâneo espanhol escreveu este livro para o seu jovem filho, que trata por amador, com o intuito de o introduzir no mundo do pensamento filosófico acerca do modo como deveremos viver. A adolescência é mesmo a altura ideial para começar a colocar esta questão de forma mais intensa e aprofundada!
.
Escrito num tom coloquial muito acessível, temperado com um sapiente humor atractivo, mas sem perder o rigor filosófico que o tema impõe, o livro é já um clássico imperdível, lido por milhões de jovens. Ideal, portanto, para jovens que, como tu, pensam que ler é aborrecido (e que os livros de conteúdo filosófico ainda o serão mais), mas que, no entanto, reflectem, por vezes melhor do que ninguém, sobre o sentido da vida, os nossos deveres e direitos, a liberdade, igualdade, justiça... Surpreende-te!

1 comentário:

Encostas de Vassal disse...

Vou encomendá-lo!
Está cá em cerca de uma semana.